quinta-feira, 12 de março de 2009

Vida e obra de Jean- Pierre Vernant


Jean-Pierre Vernant (Provins, 4 de janeiro de 1914Sèvres, 9 de janeiro de 2007) foi um historiador e antropólogo francês, especialista na Grécia Antiga, particularmente na mitologia grega. Foi professor honorário do Collège de France.
Inicialmente prosseguiu os estudos em
filosofia, e recebeu a sua admissão neste campo em 1937.

Como membro dos "jovens comunistas", juntou-se à Resistência Francesa durante a Segunda Guerra Mundial. Foi também membro da "Libération-Sud" fundada por Emmanuel d'Astier. Depois disso comandou as "Forças Francesas do Interior" (FFI) na Haute-Garonne sob o pseudónimo de "Colonel Berthier". Ele foi um "Companheiro da Libertação".

Depois da guerra permaneceu no Partido Comunista Francês. Foi membro do comité francês de patrocínio àe Década para a Promoção da Cultura de Paz e Não-Violência para as Crianças do Mundo. Ele financiou a organização Non-Violence XXI desde a sua criação em 2001.

Entrou no Centre national de la recherche scientifique (CNRS, "centro nacional de pesquisa científica") em 1948 e, sob a influência de Louis Gernet regressou aos estudos da antropologia da Grécia Antiga. Dez anos depois tornou-se director de estudos na École des hautes études en sciences sociales (EHESS, "escola para estudos avançados em ciências sociais"). Ele escreveu frequentemente em ambos sobre as semelhanças e as diferenças entre a Grécia Antiga e a moderna Sociedade Ocidental, com notável consideração pela prática da democracia.

Foi galardoado com a medalha de ouro do CNRS em 1984. Em 2002 recebeu um doutorament "Honoris Causa" pela Universidade de Creta.A sua interpretação do mito de Prometeu teve uma importante influência no filósofo Bernard Stiegler.


Algumas Publicações:


Les origines de la pensée grecque (Paris), 1962 (= As origens do pensamento grego. São Paulo: DIFEL, 1986)

Mythe et pensée chez les Grecs: Etudes de psychologie historique (Paris), 1965 (= Myth and Thought among the Greeks, 1983)

Religion grecque, religions antiques (Paris), 1976


Fonte: Wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário